O Viveiro Florestal do projeto Pé de Cerrado terá como principal objetivo produzir mudas de espécies florestais nativas para serem utilizadas na recuperação de nascentes, margens ciliares, áreas degradadas, sistemas agroflorestais, sistemas agrossilvipastoris e arborização em geral.
Para que o cultivo de espécies vegetais tenha sucesso, as plantas devem apresentar um ótimo desenvolvimento, esse desenvolvimento é propiciado por boas práticas de produção, que na maioria das vezes são obtidas apenas em condições proporcionadas por viveiros.
Um viveiro florestal, se bem planejado e estruturado, garante às mudas, fatores essenciais ao seu desenvolvimento, como: fornecimento de luz e água na medida certa, obtidos com a utilização de sistemas de irrigação e cobertura com telas apropriadas (os sombrites); eficiência no controle fitossanitário, propiciado por espaços adequados entre as plantas, que permitam o manuseio de equipamentos para a realização deste controle; além de substratos (solos) adequadamente esterilizados, que impeçam a disseminação de doenças e pragas.
O projeto Pé de Cerrado está implantando um viveiro florestal de mudas nativas no cerrado no município de Ceres com capacidade de produção de 70 mil mudas ao ano.
O Projeto Pé de Cerrado, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, foi proposto pela ONG Nova Mulher de Ceres/GO e aprovado por rigorosa Seleção Pública de 2012 do Programa Petrobras Ambiental. Tal iniciativa tem o objetivo de contribuir para a reversão dos problemas de degradação ambiental na região,...