Os Sistemas Agrossilvipastoris apresentam grande potencial de benefícios econômicos e ambientais tanto para os produtores como para a sociedade. São sistemas multifuncionais onde existe a possibilidade de intensificar a produção, pelo manejo integrado dos recursos naturais, evitando sua degradação.
Em pastagens adequadamente arborizadas, a produção animal é beneficiada pela melhoria das condições ambientais e pode contribuir para a captura de carbono, para a menor emissão de óxido nitroso (N2O) e para a minimização de gás metano (CH4), além de substituir a adubação feita normalmente com uréia, pela adubação verde.
O projeto Pé de Cerrado implantará 10 Sistemas Agrossilvipastoris no município de Ceres, com a orientação e acompanhamento da equipe técnica do projeto.
Conheça os resultados deste trabalho no nosso Banco de Dados. Confira a localização georreferenciada dos Sistemas Agrossilvipastoris implantados pelo projeto Pé de Cerrado.
O Projeto Pé de Cerrado, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, foi proposto pela ONG Nova Mulher de Ceres/GO e aprovado por rigorosa Seleção Pública de 2012 do Programa Petrobras Ambiental. Tal iniciativa tem o objetivo de contribuir para a reversão dos problemas de degradação ambiental na região,...